Um dos problemas com mp3 é que às vezes queremos fazer um CD ou mesmo colocar vários arquivos em um player e eles tem volumes diferentes, o que é bastante desagradável, pois nos obriga a ficar ajustando o mesmo constantemente.
Para resolver isso, podemos normalizar os arquivos. Mas o que é normalizar os arquivos ? Basicamente é uma forma de deixar os arquivos todos em um volume similar, evitando a necessidade de estar toda hora ajustando o volume na hora de escutá-los.
Para realizar essa tarefa, existe no Linux um software chamado normalize-audio.
Com o normalize-audio é possível pegar vários arquivos e normalizá-los todos de uma só vez.
Como fazer ?
Vou explicar da forma mais básica, mas se você quiser saber mais leia o manual do software, pois ele tem vários outros recursos. Entre na pasta onde estão os arquivos que você quer normalizar e rode o comando:
normalize-audio -a -v *
Com esse comando, todos arquivos serão normalizados na amplitude padrão, o que já é bem interessante.
O normalize-audio na realidade seta um volume relativo de ajuste nas tags ID3 dos mp3, que depois é lido pelos players. Por padrão ele trabalha com a ID3v2.4. Infelizmente muitos players ainda não lêem esse formato, o que pode fazer que o ajuste não funcione. Se for seu caso, existe um parâmetro chamado –id3-compat que pode resolver a questão. É preciso testar para ver qual vai atender a demanda do player.
Tirando essa questão (que será resolvida conforme os players forem se adequando aos padrões), o normalize-audio é uma ferramenta prática e simples que vai tornar muito mais agrádavel escutar seus arquivos mp3, seja no computador ou seja em seu player.
UPDATE (30/11): A saber: o normalize-audio é a ferramenta de normalização usada pelo K3B.